Terça-feira, 29 de Setembro de 2009

Marinhas - sal sem mar

 

 
 
 
 A poucos quilómetros de Rio Maior, e perto de Fonte da Bica, aldeia implantada na encosta da serra dos Candeeiros, ficam situadas as Marinhas, onde existem as mais belas salinas de Portugal, únicas no género e que produzem o mais rico e fino sal gema. Todos os visitantes se sentem encantados ao passear pelo local das famosas marinhas de sal sem mar, onde o cenário, o pitoresco dos trajes, das casas e dos costumes, se aliam para uma agradável impressão de beleza.
As salinas são constituídas por o poço, os talhos, as eiras, os esgoteiros, os carreiros e pelas casas de madeira onde o sal era armazenado. O poço localiza-se no meio dos talhos e a água era dele tirada por duas picotas ou cegonhas, sendo depois mais tarde substituídas por uma bomba a motor.

As salinas têm cerca de quatrocentos talhos e setenta esgoteiros, e são propriedade de algumas dezenas de pessoas, mas só parte destas exploram elas próprias os seus talhos. A exploração é dada geralmente de parceria à terça. O poço é propriedade comum e o direito à água é feito por uma escala tradicional, muito em função da proximidade deste. A utilização da água, a limpeza do poço e do salgado, é fundamentada numa linha de tradição que tem sido mantida desde tempos remotos. De entre os proprietários ou trabalhadores são escolhidos dois marinheiros, que são encarregados de olhar pelo poço, proceder a limpezas e a qualquer reparação que seja necessária fazer, assim como lhes cabe também vigiar as marinhas e acompanhar os turistas que as visitam.

 

ps, este é parte de um texto que eu apresentei num trabalho de tema livre, no âmbito do RVCC.

 

Isto para dar a conhecer um pouco a minha região, e fazer um convite a quem quiser conhecer esta beleza única no nosso país.

A algum tempo fiz uma visita ao Parque Natural, e fui almoçar no sítio das marinhas, tirei algumas fotos que aproveito para postar.

Agora a época do sal está a acabar, visto as primeiras chuvas estarem aí, mas mesmo assim não deixará de ser uma visita agradável. 

 

 

 

 
publicado por Laburrita às 16:06
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. 80 anos depois

. Um dia você percebe

. Pedras no caminho

. Grande cara de pau

. Saudade do tempo que pass...

. Renovar um desejo

. Queridos mudei a casa

. Grito de liberdade

. Poesia em centímetros de ...

. O sapo fez a revolução! l...

.arquivos

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Julho 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

.tags

. todas as tags

.favorito

. COMO MANTER-SE JOVEM

. A Luta pela Recordação

. O destino de cada um

. D I L E M A

. Vocês verão lá mais para ...

. Riquezas não pagam dúvida...

. É pró menino e prá menina...

. A CIGANA VAI DE FÉRIAS

. BOM DIA ALEGRIA

. O Presente!

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds