Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009

Uma grande mulher

 

Era uma mulher de outros tempos. De corpo franzino mas com uma força anímica que não conheci em muitas outras. Enfrentou ventos e tempestades como ninguém, naqueles tempos que se seguiram à segunda guerra mundial, quando a escassez de recursos, e consequentemente a fome imperava. Ouvia-a contar muitas histórias daquele tempo, e  passados tantos anos reflicto sobre isso, e penso que a vida das mulheres de hoje é um conto de fadas, mas mesmo assim reina em nós a insatisfação.

Aquela pequena mas, grande Mulher era a minha avó paterna. Recordo-me dela desde a minha mais tenra idade, gostava muito dela, ela era especial para mim. Recordo-a porque ainda tenho dias em que sinto a sua falta. Era uma amiga especial e uma diplomata de primeira, sabia gerir os conflitos como ninguém. Outros dos aspectos relevantes nela e faço sempre questão de sublinhar era a sua capacidade para gerir a economia do seu lar. Possuía uma habitação de aldeia, com poucas ou nenhumas condições, mas onde reinava o asseio, e diga-se em abono da verdade que naqueles tempos, era muito mais difícil que hoje ter uma casa limpa e arrumada, (como ela sempre tinha) não havia água por perto e a electricidade uma miragem a anos luz.

Ela era já naquele tempo, uma grande defensora dos direitos da mulher. No casamento não se deixou intimidar pelo companheiro (e o meu avô era um macho na acessão da palavra) mas ela desde logo fez saber que não estava ali apenas como uma fêmea, nem tão pouco mulher a dias, mas para partilhar uma vida de casal, e como tal tinha deveres e responsabilidades, mas também queria os seus direitos por igual.Tinha uma forte  personalidade!  Aquela pequena, mas grande MULHER.

  Não sei porquê hoje senti necessidade de falar nela. Talvez por me sentir triste! Ou por saudade apenas. Não sei... sei que me fez bem. 

 

 

Foto:Galeria de Olhares

 

publicado por Laburrita às 16:30
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2011

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. 80 anos depois

. Um dia você percebe

. Pedras no caminho

. Grande cara de pau

. Saudade do tempo que pass...

. Renovar um desejo

. Queridos mudei a casa

. Grito de liberdade

. Poesia em centímetros de ...

. O sapo fez a revolução! l...

.arquivos

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Julho 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

.tags

. todas as tags

.favorito

. COMO MANTER-SE JOVEM

. A Luta pela Recordação

. O destino de cada um

. D I L E M A

. Vocês verão lá mais para ...

. Riquezas não pagam dúvida...

. É pró menino e prá menina...

. A CIGANA VAI DE FÉRIAS

. BOM DIA ALEGRIA

. O Presente!

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds